terça-feira, 7 de junho de 2011

Tratamento

O sulfato ferroso é o medicamento usado no tratamento das anemias ferroprivas. Apesar de ser melhor absorvido pelo estômago vazio, recomenda-se a administração após as refeições, para minimizar a irritação gástrica que costuma produzir.O sulfato ferroso não deve ser administrado com leite, tetraciclinas, alumínio ou magnésio, que reduzem a sua absorção. O paciente deve ser orientado quanto à possibilidade de dispepsia e mudança na coloração das fezes (cinza escuro ao negro), bem como para a necessidade de higiene oral frequente, para evitar depósito de ferro nos dentes e gengivas.
Também faz parte do tratamento a ingesta de alimentos ricos em ferro tais como: fígado bovino, carnes, espinafre, , feijão, ameixa, maçã, uva e alface.


Curiosidades:

Cada eritrócito contém um bilhão de átomos de ferro. No metabolismo normal isto corresponde à incorporação de 2·1020 átomos por dia.

A reciclagem fisiológica é tão eficiente que apenas 1 a 1,5mg de ferro, proveniente da absorção intestinal, é necessário para manter o balanço interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário