Nomes dos professores: Andressa Galvão, Lo-Ruamma, Maria Otília, Mayara Gabriele e Stéfani Kárita.
Público-alvo: Alunos do 3º ano do ensino médio.
Data da aula: 05/04/11
Tema da aula: Anemia ferropriva
Eixo temático: Hematologia
Objetivos: Definir anemias e discorrer sobre a anemia ferropriva.
Competências:
- Compreender a patologia anemia e saber diferenciar a ferropriva das demais.
Habilidades:
- Identificar a anemia ferropriva.
- Interpretar o quadro diagnóstico de anemia ferropriva.
Recursos didáticos:
Data show, quadro
Metodologia:
Apresentação: (professor)
- Explicação a respeito das anemias, seus diferentes tipos e causas utilizando o quadro.
Desenvolvimento: (professor)
- Descrição do metabolismo do ferro, utilizando o quadro;
- Explicação sobre a anemia ferropriva, suas causas e incidência, utilizando o data show;
- Apresentação dos sintomas da anemia ferropriva, utilizando o quadro e data show;
- Caracterização das técnicas diagnósticas mais usadas para detecção da anemia ferropriva, utilizando o quadro e data show;
- Discussão sobre as formas de tratamento utilizadas para a anemia ferropriva.
Fechamento: (professor e aluno)
- Discussão para esclarecimento de quaisquer dúvidas.
Duração da aula: 25 min.
Avaliação:
- Exercício em grupo (4 grupos): 7 questões para serem julgadas como verdadeiro ou falso, sem consulta;
- Correção em sala com os alunos;
- O grupo que acertar mais questões ganhará uma premiação;
Bibliografia usada:
SOUSA, Maria Helena L.; ELIAS, Décio Oliveira. Princípios de Hematologia e Hemoterapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Alfa Rio, 2005.
CARVALHO, M.C.; BARACAT, E.C.E.; SGARBIERI, V.C. Anemia ferropriva e anemia de doença crônica: Distúrbios do metabolismo do ferro. Newslab. E. 81, p. 92-97, 2007.
NASCIMENTO, Maria de Lourdes Pires. Anemias Microcíticas Hipocrômicas, Metabolismo do Ferro e Zinco Protoporfirina Eritrocitária - Revisão de Literatura. NewsLab. Ed. 102, p. 146-152, 2010.
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