terça-feira, 7 de junho de 2011

Plano de aula


Nomes dos professores: Andressa Galvão, Lo-Ruamma, Maria Otília, Mayara Gabriele e Stéfani Kárita.


Público-alvo: Alunos do 3º ano do ensino médio.


Data da aula: 05/04/11


Tema da aula: Anemia ferropriva


Eixo temático: Hematologia


Objetivos: Definir anemias e discorrer sobre a anemia ferropriva.


Competências:

- Compreender a patologia anemia e saber diferenciar a ferropriva das demais.

Habilidades:

- Identificar a anemia ferropriva.
- Interpretar o quadro diagnóstico de anemia ferropriva.


Recursos didáticos:
Data show, quadro


Metodologia:

Apresentação: (professor)

- Explicação a respeito das anemias, seus diferentes tipos e causas utilizando o quadro.

Desenvolvimento: (professor)

- Descrição do metabolismo do ferro, utilizando o quadro;
- Explicação sobre a anemia ferropriva, suas causas e incidência, utilizando o data show;
- Apresentação dos sintomas da anemia ferropriva, utilizando o quadro e data show;
- Caracterização das técnicas diagnósticas mais usadas para detecção da anemia ferropriva, utilizando o quadro e data show;
- Discussão sobre as formas de tratamento utilizadas para a anemia ferropriva.


Fechamento: (professor e aluno)

- Discussão para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Duração da aula: 25 min.


Avaliação:

- Exercício em grupo (4 grupos): 7 questões para serem julgadas como verdadeiro ou falso, sem consulta;
- Correção em sala com os alunos;
- O grupo que acertar mais questões ganhará uma premiação;

Bibliografia usada:

SOUSA, Maria Helena L.; ELIAS, Décio Oliveira. Princípios de Hematologia e Hemoterapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Alfa Rio, 2005.

CARVALHO, M.C.; BARACAT, E.C.E.; SGARBIERI, V.C. Anemia ferropriva e anemia de doença crônica: Distúrbios do metabolismo do ferro. Newslab. E. 81, p. 92-97, 2007.

NASCIMENTO, Maria de Lourdes Pires. Anemias Microcíticas Hipocrômicas, Metabolismo do Ferro e Zinco Protoporfirina Eritrocitária - Revisão de Literatura. NewsLab. Ed. 102, p. 146-152, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário